Marsupiais

 Marsupiais


Os marsupiais, ou mamíferos de bolsa, pertencem à ordem Marsupialia e subclasse Methateria. Essa ordem possui cerca de 90 espécies distribuídas em 11 famílias. Esses animais são encontrados principalmente na Austrália, no entanto, há espécies também na América do Norte e América do Sul. São exemplos de marsupiais os cangurus, coalas e gambás.

Embora essa ordem apresente as características comuns aos demais mamíferos, como a presença de pelos, glândulas sudoríparas e homeotermia, eles apresentam algumas peculiaridades que acabam por caraterizar a ordem, como o trato urogenital e a presença de marsúpio.








Desenvolvimento embrionário:

A fecundação nos marsupiais é interna e o começo do desenvolvimento embrionário ocorre no útero. Após alguns dias, os fetos prematuros saem e rastejam até o marsúpio onde se prendem a um mamilo para a sucção de leite até completarem seu desenvolvimento. Após esse período, os filhotes só recorrem ao marsúpio em busca de abrigo.


Devido a sua grande dispersão pelo mundo, desde os desertos encontrados na Oceania até os ambientes úmidos das Américas, não é possível determinar um único hábito para todos os animais. São encontrados marsupiais de hábitos diurno e noturnos. Eles são escavadores, escaladores, nadadores e até planadores.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapas da embriologia Mórula, Blástula, Gástrula e Nêurula

Tipos de Ovulos e Segmentação.

Ectoderme, Endoderne e Mesoderme