Gravidez na Adolescência
Gravidez na adolescência
A gravidez na adolescência é uma situação comum a muitas famílias e tabu para outras, mas é, ainda, um tema de saúde pública,Apesar da redução vista nos últimos anos, o assunto ainda preocupa. Isso porque ele está diretamente ligado à saúde física e emocional dos jovens, e ainda tem consequências sociais, como a evasão escolar e maior taxa de desemprego.
Quais podem ser as causas?
São diversos os fatores relacionados à gravidez na adolescência. Além da descoberta da sexualidade, natural da fase, existem outras questões associadas à maternidade precoce, como pobreza extrema, violência sexual, falta de acesso a métodos anticoncepcionais e casamentos infantis organizados pelas próprias famílias.
Portanto, há aspectos culturais e socioeconômicos que impõem grande influência, sendo que a falta de informação é uma das principais causas.
Portanto, há aspectos culturais e socioeconômicos que impõem grande influência, sendo que a falta de informação é uma das principais causas.
Como evitar gravidez na adolescência
Existem diferentes métodos contraceptivos eficazes adotados atualmente, tais como:
Camisinha
Pílula anticoncepcional
Implantes (DIU Hormonal, de Cobre e Implante subcutâneo)
Pílula do dia seguinte
Métodos naturais (tabelinha)
Além de ser o método mais comum, a camisinha é uma das melhores formas de prevenção, pois pode ser adquirida gratuitamente em postos de saúde, possui eficácia de quase 100% e também previne contra doenças sexualmente transmissíveis. Na dúvida, a paciente deve buscar orientações de um médico de confiança para saber qual método mais se adequa às suas necessidades.
Comentários
Postar um comentário